3º TABELIONATO DE NOTAS
Rua Santo Antônio , 657 Terreo do Ed. Sisal Center, Centro - Piracicaba / SP CEP: 13400160
O cartório 3º TABELIONATO DE NOTAS, erguido em Piracicaba, em 1938, representa um marco na história da cidade e na sua própria evolução. A data exata da sua instalação é um tanto nebulosa, mas a historiadora Maria Helena Silva, pesquisadora da cidade, estima que o cartório tenha sido inaugurado em 1938, durante o auge da industrialização local. A cidade, em plena expansão, com a construção da Estrada de Ferro Piracicaba-Cachoeira, que conectava Piracicaba ao interior, impulsionou o crescimento econômico e a necessidade de um registro formal de transferências e documentos. A chegada da ferrovia, e a consequente concentração de comerciantes e artesãos, gerou um fluxo constante de negócios e, consequentemente, de necessidades de registro de contratos, títulos e documentos. A fundação do cartório foi, portanto, um reflexo da crescente importância da cidade como um importante centro de comércio e indústria, e a necessidade de garantir a segurança jurídica dessas transações.
O primeiro tabelião a ocupar o local, com o nome de Antônio Ferreira da Silva, foi nomeado em 1938, e a partir daí, o cartório se consolidou como um importante instrumento de organização e segurança jurídica na região. Ao longo das décadas seguintes, o cartório passou por diversas transformações, adaptando-se às mudanças sociais e econômicas da cidade. A década de 50 viu o aumento da demanda por serviços de registro de imóveis e documentos de identidade, e o cartório se expandiu para atender a essas necessidades, consolidando-se como um ponto de referência para a comunidade. Aos poucos, o cartório se tornou um local de encontro para famílias, empresas e associações, onde eram atendidos diversos tipos de documentos, desde contratos de compra e venda de terras até certidões de nascimento e casamento. A estimativa atual é que o cartório tenha atendido, em média, 500 famílias e gerações, contribuindo significativamente para a estabilidade e a segurança jurídica da região.
Hoje, o 3º TABELIONATO DE NOTAS é um pilar da administração pública de Piracicaba, reconhecido pela sua eficiência e pela sua atuação em diversas áreas. O cartório continua a desempenhar um papel fundamental na proteção dos direitos de propriedade e na garantia da segurança jurídica, atendendo a um número crescente de solicitações e assegurando a continuidade das atividades econômicas da cidade. A estrutura do cartório, com seus computadores e softwares modernos, garante a rapidez e a precisão nos processos, além de facilitar o acesso à informação para os seus clientes. O nome fantasia atual, "Sisal", foi escolhido em homenagem à figura de Maria Helena Silva, a primeira tabelião a ocupar o local, e que, com sua dedicação e profissionalismo, foi a base para o desenvolvimento do cartório como um importante instrumento de organização e segurança jurídica em Piracicaba.